Como se diferenciar da concorrência no mundo digital?

A Internet não é mais para poucos, é para todos. Basta olharmos em volta, qualquer negócio pode ser encontrado em uma busca rápida no Google ou em outros buscadores, por isto, é importante ter uma presença marcante e que se diferencie da concorrência.

O meio digital, ou presença digital, nos permite muitas possibilidades, desde um simples site institucional, catálogos de produtos, vídeos explicativos de produtos e serviços, pod casts (áudios), enfim, uma gama de comunicação digital que quase perdemos a conta. E para que não fiquemos perdidos, que tal começar pelo começo?

E o começo é ter um site bem estruturado e atualizado, além de ser acessível em qualquer tipo de dispositivo, pois mais de 30% dos acessos atualmente não são em computadores e note books, mas sim, em aparelhos móveis, principalmente os smart phones. Mas meu site abre no smart phone, diz alguém, porém, para que o usuário navegue, tem que fazer um exercício danado, dando zoom, arrastando pra lá e pra cá a tela, e não é uma navegação confortável.

Feito isto, temos que pensar em um conteúdo que seja amigável, que seja condizente com seu negócio, e que transmita desde o primeiro contato, o que sua empresa ou negócio faz, para que a pessoa se sinta interessada em navegar, para isto, uma boa imagem, uma chamada de um texto, podem aguçar a curiosidade dos internautas.

Além de ter o conteúdo bem estruturado, um lay out responsivo (que pode ser aberto em qualquer aparelho, como falamos acima), que "venda" literalmente seus produtos e serviços, que seja elegante, que tenha qualidade, que transmita seriedade, alguns pontos que devem ser considerados na hora do desenvolvimento.

Outras funcionalidades que fazem o usuário se interessar é levar até ele informação, seja através de um blog, seja através de uma área de notícias, enfim, entregar conteúdo é um dos grandes diferenciais de quem quer ter um negócio próspero na web, e que isto se traduza em mais vendas. O conteúdo não pode ser enfadonho, e não adianta só copiar e colar de outros, tem que ser, para que surta um efeito positivo, um conteúdo gerado pela própria empresa, nem que contrate redatores especializados, compre conteúdo direcionado.

Vídeos estão muito em moda, mas não vídeos longos, vídeos curtos, com pequenas dicas para seus visitantes, fazem a diferença e lhe deixam em destaque também nas mídias sociais, pois, se o vídeo cair nas graças dos internautas, pode ter certeza que viralizará, e você ganhará alguns leads e movimento em sua página.

Uma boa integração com as redes sociais, e a possibilidade de captar e-mails de seus visitantes é outra forma de se diferenciar, pois a facilidade que quem visita sua página tem em compartilhar um conteúdo interessante e se cadastrar para receber outras novidades é, sem dúvida, algo muito óbvio, mas que faz toda a diferença, pois não são todos que fazem esta lição de casa bem feita.

Por fim, comunique-se com sua base de dados, envie novidades de seu site, envie novidades de produtos, não sempre, mas intercale produto com mercado, com informação para ajudar.

Claro que, isto tudo dá bastante trabalho, mas, o que não dá trabalho? Diferencie-se da concorrência, seu futuro cliente e seus atuais, vão sentir a diferença.

Obrigado!

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